Sonho que transforma vidas

"Nunca imaginei que seria capaz de transformar em ofício o sonho de criança de ser costureira", diz Roberta Rodrigues (Foto:  Anna Valentina)

 

Uma das lembranças mais vivas que tenho da  minha infância, em Fortaleza, é da minha avó  costurando roupas para meus irmãos e eu. Ficava hipnotizada, olhando com atenção cada ponto que ela dava. Aos 10 anos, comecei a fazer roupas para as bonecas das minhas primas, mas, segundo minha avó, isso não era coisa para menino. Nasci o segundo flho mais velho de sete irmãos e o único que preferia se divertir com os brinquedos considerados próprios para meninas. Era com eles que me identifcava. Minha mãe também não me deixava brincar de boneca; sempre que possível as escondia de mim. Mas isso não me abalava: eu me trancava no quarto e costurava do jeito que conseguia. Ninguém entendia meu amor pelas bonecas, e tudo que eu queria era vesti-las. Meu maior passatempo era inventar coleções.

Nossa vida não era fácil. Minha mãe trabalhava como diarista, e fomos criados longe do meu pai. Tínhamos minha avó por perto, mas era eu quem cuidava dos irmãos menores. Fazia o almoço, limpava a casa e os levava para a escola; na ausência da minha mãe, era eu quem tomava seu lugar. Dentro de casa, sempre me senti respeitado pelos meus irmãos. Já na escola, fui alvo de muito preconceito. Isso teve um impacto enorme na minha vida escolar. Desisti de frequentar o colégio sem concluir o ensino médio, pois a convivência era impossível.

Com o passar do tempo, percebi que minha relação com a moda foi além das roupinhas de bonecas. Na adolescência, saía de casa à noite, sem ninguém ver, para encontrar amigos que também gostavam de se vestir com roupas de mulher. Essa era nossa diversão: nos arrumar e ir para a noite. Conforme eu crescia, permanecer em casa fcava cada vez mais difícil: queria ter liberdade para ser eu mesma, uma mulher. Eu sabia que ali isso não aconteceria. Aos 17 anos, decidida, saí de Fortaleza e me mudei para São Paulo, onde a princípio morei com uma amiga. Lá pude, enfm, comprar a minha primeira boneca.

Esse foi um momento difícil da minha vida. Não tinha experiência, a não ser dos poucos trabalhos que fz como empregada doméstica. Com as contas acumulando e me vendo sem alternativa, me tornei uma profssional do sexo. Sofri bastante, mas usei o dinheiro que ganhei para mudar meu corpo e ganhar curvas. Pela primeira vez me enxerguei como sempre me senti: uma mulher.

A vida nas ruas é perigosa. Já perdi muitas amigas vítimas de violência, e sabia que esse não era o fm que queria para mim. Por isso, tentei resgatar meu sonho de criança e me matriculei em um curso de corte e costura. Foi lá que operei uma máquina pela primeira vez. Fui um desastre no começo, mas, depois de um ano me dedicando, aprendi a costurar. Segui fazendo as roupas de bonecas de que tanto gostava, agora com mais habilidade. Infelizmente, não era possível continuar arcando com as despesas do curso. Por sorte, no mesmo ano, uma amiga me apresentou o Trans Sol, coletivo que leciona costura, bonecaria e artesanato para mulheres transexuais e travestis. O projeto, criado em 2015, oferece profssionalização e possibilita uma fonte de renda por meio do empreendedorismo.

"É uma sensação inexplicável poder ensinar a elas tudo o que aprendi até agora, ajudá-las na decisão de transformar seu destino" (Foto: Anna Valentina)

 

 

Passei 13 anos no mundo da prostituição até que consegui mudar de profssão. Durante dois anos, me aperfeiçoei e me tornei professora. Foi no Trans Sol que me capacitei e realizei o sonho de ser costureira profssional. Tenho o maior orgulho de compartilhar meu conhecimento com as mulheres que estão procurando meios de transformar seu destino. Ser professora voluntária me emociona muito.

O Trans Sol está alocado na Casa 1, centro de cultura e acolhimento de pessoas LGBT no bairro da Bela Vista. As alunas começam com exercícios básicos de costura e saem sabendo montar peças, como saias, calças, blusas e camisas. O coletivo oferece também cursos gratuitos de bonecaria e crochê, e é um importante ponto de apoio dessa população.

Hoje minha renda vem do conserto de roupas e da produção de quimonos que vendo, junto a outras mulheres, em feiras de moda em São Paulo. Também crio e costuro roupas em casa, porque, além do meu ganha-pão, essa é minha maior paixão.

Ainda sonho em me formar como estilista e criar vestidos de noiva. Ano que vem, pretendo terminar meus estudos e tentar ingressar em uma faculdade de moda. Um dia, quero apresentar minha coleção na Casa dos Criadores, evento que revela novos nomes da moda. Sei que a caminhada é longa, mas já passei da metade do caminho. Quando olho para trás e vejo aquele garotinho que costurava roupas de boneca escondido e vejo onde estou agora, sei que nada pode me parar.”

v></font></font>

Agencias de Modelos

Agencias de Modelos Agencias de Modelos do Brasil - VEJA Agencias de Modelos - CARAS FASHION Melhor Agencia de Modelos - MAJOR MODEL Ranking Agencias de Modelos Ranking Agencias de Modelos do Brasil Melhor Agência de Modelos do Brasil, Major Model Agencias de Modelos Sao Paulo Agencias de Modelos e Manequins

MAJOR MODEL

Major Model melhor agencia de modelos Major Model eleita a melhor agencia de modelos do Brasil Major Model é uma boa agencia de modelos? Major Model site oficial Major Model Brasil no Linksweb Major Model agencia de modelos e manequins Major Model se destaca em desfiles da temporada de moda no Brasil Major Model Brasil VEJA FASHION Major Model Brasil Noticias sobre esta agencia de modelos Major Model Brasil - Marcio Kiss Major Model Brasil veja sobre esta agencia de modelos no SPFW Major Model Brasil no CIMSI Major Model Management Instagram Major Model Brasil Major Model Brasil fecha parceria milionaria com grupo frances Major Model Brasil - MF Composites Major Model Agency Major Model Brasil Canal Oficial do You Tube Major Model Pagina do Linkedin da agencia Major Models Major Model Canal no Vimeo Major Model - Saiba tudo sobre a Major Model Brasil Major Model Pagina do Twitter da Major Model Brasil Major Model Brasil no 3ICAP Major Model Brasil no Anuario do Governo Major Model Brasil no Pinterest Major Model Brasil no Tumblr Major Model Brasil, essa agencia de modelos esta no Grover-Fashion Major Model no Hubblo Major Model Brasil é a melhor agencia de modelos Major Model Brasil notícias no Tumblr Major Model melhor agencia de modelos no Incirclefans Major Model Agencia de Modelos e Manequins - Site Oficial Agencia de Modelos Major Model Brasil Major Model Brasil, modelo da agencia Major em campanha para Hugo Boss Major Model Brasil na Neoplanos Major Model é a melhor agencia de modelos do Brasil

Go Network Alvaro Paes Fashio Sweetyus Modelos Estilo Quem