O pulo da Birkenstock
Quando a atriz americana Frances McDormand surgiu no palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, para entregar o Oscar de Melhor Atriz em fevereiro deste ano, os sites de busca atingiram um pico de pesquisas sobre seu nome. Desta vez, a atriz que comprou a briga pela diversidade em Hollywood movimentou a indústria fashion: usou um par de sandálias de tiras amarelas sem salto e foi a sensação da noite. Tratava-se de um modelo exclusivo da Birkenstock criado por Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino, em uma parceria entre as duas marcas. A colaboração – releitura do modelo Arizona, o mais tradicional da marca alemã – foi lançada um mês antes no desfile masculino da grife italiana em Paris e coroou a investida da Birkenstock no universo da moda. Mas não só.
A gigante alemã – vendida em 90 países – busca inovar seu portfólio com parcerias e ampliando sua linha de produtos: além de sapatos, agora a marca está investindo em mobiliário e cosméticos que têm entre os ingredientes a principal matéria-prima da Birken,
O flerte da Birkenstock com o mundo da moda veio da necessidade de ganhar relevância com novos consumidores, os millennials, que não se apegam tanto à história, mas sim ao estilo e ao conforto, característica-chave dos calçados da indústria alemã. “Fomos guiados por nossos clientes e pela demanda por parcerias com grandes grifes. A energia criativa gasta ali e a superação de antigas barreiras estão sendo apreciadas pelos nossos clientes e parceiros”, afirma Jochen.
Na fábrica de Görlitz, nenhuma etapa da produção dos sapatos é totalmente automatizada. Sempre há supervisão humana para o trabalho do maquinário. A instalação tem capacidade para produzir anualmente cerca de 20 milhões de papetes. Parte dessa produção cruza o Atlântico de navio para as lojas brasileiras da marca, uma em São Paulo, outra no Rio de Janeiro. Além da óbvia identificação da Birkenstock com o Brasil – sandálias abertas num país tropical, afinal – para Jochen, a região tem um potencial estratégico. “Quando chegamos, nosso plano era focar em artigos icônicos – como o modelo Arizona – para solidificar o que eram os produtos originais Birkenstock e saciar o desejo de consumidores antigos de ter a marca perto de casa”, explica o diretor. “Agora estamos em uma fase em que o consumidor está mais familiarizado com nossa oferta e espera novidades.”
Entre elas, a grande aposta para este ano é o modelo Shearling, forrado com pelos e inspirado na versão desfilada pela Céline em 2012 que muito se assemelhava ao desenho de uma Birkenstock. Novos designs, cores, tiras, metais e aplicações no couro também estão a caminho das lojas brasileiras. Será o hippie o novo cool? Agencias de Modelos Agencias de Modelos
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Dani Motzuo
a cortiça. Para conhecer essa nova esfera de empreitadas, Marie Claire foi até Görlitz – cidade mais oriental da Alemanha, cenário de grandes produções de Hollywood, como Bastardos Inglórios e Grande Hotel Budapeste. É lá que fica a sede da maior fábrica da marca, que acumula 245 anos de tradição, sucesso ao qual Jochen Gutzy, diretor de comunicação corporativa, credita à “perfeita combinação entre funcionalidade e qualidade”.v></font></font>